CHAPADA AQUI

sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

SANTA CAETANA DE BRITO GUERRA


SANTA CAETANA DE BRITO GUERRA, nasceu na povoação do Brejo, atual cidade de Felipe Guerra, na época, município de Apodi, a 7 de março de 1903, filha de Felipe Guerra Néri de Brito (26/5/1867 – 04/5/1951), este filho do Barão Luiz Gonzaga de Brito Guerra e da Baronesa Josefina Augusto da Nóbrega; e de dona MARIA GURGEL DO AMARAL, filha do Coronel TIBÚRCIO VALERIANO GURGEL DO AMARAL (14.4.1843 – 10.02.1933) e de CAETANA GURGEL DE OLIVEIRA De uma tradicional família católica no Estado, Santa Guerra foi uma das ´primeiras potiguares a concluir curso superior no exterior. Recebeu o diploma em Economia Doméstica expedido pela Universidade Católica de Louvain, Bélgica. E patrona da cadeira nº 20 da Academia Mossoroense de Letras, ocupada atualmente por dona América Fernandes Rosado Maia, viúva do saudoso JERÔNIMO Vingt-Um Rosado Maia. Faleceu em Natal no dia 20 de agosto de 1988.
Regressando a Natal foi professora de Francês da Escola Doméstica, assumindo a direção da Escola no período de 1930 a 1943.
Aderiu às idéias da Ação Integralista Brasileira, movimento liderado no Brasil por Plínio Salgado e que atraiu uma boa facção da intelectualidade nacional que não aceitava as idéias marxistas. Muitos de seus integrantes eram ligados à Igreja Católica, como o seu irmão, Oto de Brito Guerra (02/07/1912 – 16/03/1996). Santa Guerra chefiou a Ala Feminina na Ação Integralista, correspondendo-se freqüentemente com Plínio Salgado, participando de reuniões e manifestações do movimento.
Também dedicou-se ao teatro, escrevendo peças didáticas de cunho cívico. No trabalho Pai Severo, trata da educação familiar, em A Boa Imprensa em dizer a verdade; no esquete A Formação Rural, fala sobre o trabalho doméstico partilhado por todos os
É patrona da cadeira nº 20 da Academia Mossoroense de Letras, ocupada pela professora América Fernandes Rosado Maia, a primeira ocupante, esposa do saudoso professor Vingt-um Rosado.
membros de uma família.
Faleceu em Natal no dia 20 de agosto de 1988

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
SOU O STRR PMRN JOTA MARIA, NASCIDO NA CIDADE DE MOSSORÓ-RN.AQUI OS OESTANOS VÃO CONHECER A HISTÓRIA DOS MUNICÍPIOS DA MESORREGIÃO . OESTE POTIGUAR. TENHO O MAIOR ORGULHO DE SER MOSSOROENSE E OESTANO DO RIO GRANDE DO NORTE. SOU SOU TORCEDOR DO BARAÚNAS, O MAIS QUERIDO DE MOSSORÓ E INTERIOR DO RIO GRANDE DO NORTE

PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

PORTAL TERRAS POTIGUARES  NEWS
O RN PASSA POR AQUI! - COM 16 BLOGS E 1350 LINKS

BANDEIRA MUNICIPAL

BANDEIRA MUNICIPAL
FELIPE GUERRA

PREFEITURA MUNICIPAL

PREFEITURA MUNICIPAL

DR. AILSON GURGEL

DR. AILSON GURGEL
1º PREFEITO CONSTITUCIONAL

SANTA GUERRA

SANTA GUERRA
PATRONO DA CADEIRA 20 DA ACADEMIA MOSSOROENSE DE LETRAS

JOSÉ VANDILSON DE OLIVEIRA

JOSÉ VANDILSON DE OLIVEIRA
25/02/1961

DJALMA LAURINDO DA SILVA

DJALMA LAURINDO DA SILVA
24/10/1966

REGINALDO LUCIANO DA COSTA

REGINALDO LUCIANO DA COSTA